Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Pudim de leite





Na infância minha avó fazia pudim liso, eu adorava. Até que descobri o pudim furadinho, passei a gostar mais ainda e sempre fiz desse jeito. Depois cresci e casei... o Fabio só gosta de pudim lisinho e eu não sabia fazer.
Foi uma odisseia! Fiz umas 5 receitas diferentes usando todas as dicas que as pessoas foram me passando... colocar maisena, usar pão junto, peneirar, colocar menos leite... e nada dava certo. Até que, quando eu estava quase desistindo me passaram a receita do pudim perfeito. Fiz e deu certo! Só que a receita é muito grande, então adaptei, assim fica num tamanho bom para fazer em casa.
 Fiquei com a impressão que o grande segredo é a calda não ser só de açúcar (ter tb água), e COAR a receita pronta ao invés de peneirar. Qual a diferença? Eu passava na peneira, agora comprei um tecido (tipo fralda de pano) só para coar, assim toda a espuminha do liquidificador e pedacinhos ficam por lá.


Vamos lá, os ingredientes são:
- 2 latas de leite condensado
- 530 ml de leite
- 4 ovos
Para a calda:
- 330 ml de água
- 330 gr de açúcar
Cozinhe em fogo baixo o açúcar e a água por cerca de 20 min. ou até chegar ao ponto de fio e escureça um pouco. Despeje a calda na fôrma de modo uniforme e deixe esfriar um pouco para que não incorpore na massa do pudim.
Bata no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado, por 20 segundos (NÃO BATA MAIS DO QUE ISSO). Coe, COM UM TECIDO, para retirar a espuma e distribua a mistura na fôrma de buraco, por cima do caramelo (que já deve estar firme). Cubra com papel-alumínio.
Encha uma assadeira com água morna e acomode ali a fôrma. A receita manda cozinhar em banho-maria a 180º por 50 minutos, mas no meu caso eu tive que deixar cozinhando por quase 2 horas. Acho que depende do forno de cada um.
Espete o pudim com uma faca - se sair limpa e ele estiver gelatinoso, está pronto. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, mas o ideal é deixar por 12 horas. Antes de tentar virar o pudim no prato esquente um pouco o fundo da forma na chama do fogão, cerca de 15 / 20 segundos, isso ajuda a soltar e não quebrar. Passe a faca nas laterais e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário